Dinh Bac marcou dois gols, e a seleção sub-22 do Vietnã derrotou facilmente a seleção sub-22 do Laos.
Aos 60 minutos da partida entre as seleções sub-22 do Vietnã e do Laos, ontem à tarde (3 de dezembro), no Estádio Rajamangala, em Bangkok (Tailândia), Dinh Bac marcou um gol contra a seleção sub-22 do Laos.
O primeiro árbitro assistente levantou a bandeira para sinalizar que um jogador vietnamita estava em posição de impedimento. O motivo era que, no momento em que Dinh Bac chutou a bola, o atacante vietnamita sub-22 Quoc Viet estava em posição de impedimento e saltou para evitar a bola.

O técnico Kim Sang Sik reagiu ao árbitro Rustam Lutfullin quando o árbitro assistente sinalizou que um jogador da seleção sub-22 do Vietnã estava em posição de impedimento (Foto: Khoa Nguyen).
Ao que tudo indicava, esse era o motivo pelo qual o gol não havia sido validado. No entanto, logo em seguida, o árbitro principal, Rustam Lutfullin (Uzbequistão), conversou com seu assistente e decidiu validar o gol de Dinh Bac em particular e da seleção sub-22 do Vietnã em geral.
A verdadeira controvérsia surgiu entre a seleção sub-22 do Vietnã e o árbitro (antes do gol ser validado) e entre a seleção sub-22 do Laos e o árbitro (após o gol ser validado). Como resultado, os técnicos Kim Sang Sik e Ha Hyeok Jun, de cada equipe, receberam cartão amarelo.
Em entrevista ao repórter do Dan Tri , um ex-árbitro da FIFA muito famoso no futebol vietnamita explicou: "Na verdade, tanto o árbitro principal quanto o primeiro assistente agiram corretamente na situação em que Dinh Bac marcou o segundo gol do Vietnã Sub-22 aos 60 minutos."
“O primeiro árbitro assistente agiu corretamente, pois é sua função levantar a bandeira de impedimento quando vê um jogador em posição irregular.
"O árbitro Rustam Lutfullin tomou a decisão correta em sua avaliação final do gol, com base em seu ângulo de observação, na aplicação das novas regras do impedimento anunciadas pela FIFA e na autoridade de um árbitro (que tem o direito de vetar a decisão do árbitro assistente)", acrescentou o ex-árbitro vietnamita da FIFA.

O segundo gol de Dinh Bac foi validado, de acordo com as novas regras da Lei do Impedimento (Foto: Khoa Nguyen).
Segundo o ex-árbitro vietnamita da FIFA, a nova regra do impedimento da FIFA foi o ponto crucial que levou o árbitro uzbeque Rustam Lutfullin a reconhecer o gol de Nguyen Dinh Bac.
Ele analisou: "Este novo regulamento afirma claramente que, uma vez que um jogador se encontre em posição de impedimento, mas não participe da jogada e não afete as atividades do goleiro, a equipe atacante ainda não é considerada em impedimento."
Aqui, Dinh Bac chutou direto e Quoc Viet saltou ativamente para evitar a bola, o que significa que Quoc Viet não participou do chute de Dinh Bac. Além disso, Quoc Viet ainda estava muito longe da área de 5,50m do goleiro da seleção sub-22 do Laos.
Na posição acima, Quoc Viet também não afetou o goleiro da seleção sub-22 do Laos, portanto o árbitro principal não considerou o impedimento de Quoc Viet e validou o gol da seleção sub-22 do Vietnã.
Quanto à discussão detalhada e prolongada entre o árbitro principal e o árbitro assistente, isso é normal em partidas sem a tecnologia do VAR. Em jogos sem VAR, o árbitro principal consulta cuidadosamente os assistentes, considerando as perspectivas de diversas pessoas, antes de tomar uma decisão”, enfatizou o ex-árbitro da FIFA.
Graças ao gol de Dinh Bac, a seleção sub-22 do Vietnã venceu a sub-22 do Laos por 2 a 1, assumindo a liderança temporária do Grupo B do futebol masculino nos Jogos do Sudeste Asiático de 2013.

Acompanhe os Jogos do Sudeste Asiático 33, lado a lado com a Delegação Esportiva do Vietnã, na íntegra noFPT Play, em: http://fptplay.vn
Fonte: https://dantri.com.vn/the-thao/u22-viet-nam-co-ban-thang-tranh-cai-vao-luoi-u22-lao-nho-luat-viet-vi-moi-20251203232506992.htm










Comentário (0)